SEMINÁRIOS
Complementando a Conferência, o IIRH desenvolveu seminários específicos dedicados a People Analytics e Employer Branding.
17 de Novembro - 9h30 / 17h30
Seminário 1
PEOPLE ANALYTICS
People Analytics: O que é?
- Definição
- A crescente importância
- Exploração de conceitos-chave (e.g. medidas, métricas, analytics)
Como estão as organizações a tirar partido das práticas de people analytics
- People outcomes vs Business outcomes – Evidências de casos de sucesso
Abordagem centrada na criação de valor
- Relação analítica entre a execução da estratégia de negócio, a performance do negócio e a gestão de pessoas
- Metodologia para a geração e recomendação de insights acionáveis – Exercício em grupo
Construção de um ecossistema analítico em RH
- Visão e missão de People Analytics – Principais stakeholders
Modelo de governo - Mindset e competências necessárias – Estratégia de dados e tecnológica
- Gestão da mudança
A metodologia em sala, passa pela conjugação de exposições teóricas, apresentações de casos práticos, e discussão/simulações em grupo.

O nosso formador: Diogo Tavares Antunes
People Analytics Project Leader, NOS
O nosso formador tem experiência na gestão e liderança de equipas em ambientes multiculturais junto de várias empresas.
Participou em mais de 30 projetos geridos e executados de vários âmbitos, entre eles people analytics, otimização organizacional, talento, performance e compensação, cultura e mudança, e estudos de tendências de capital humano.
Enquanto People Analytics Project Leader tem vindo a construir um ecossistema analítico em RH, assente no desenvolvimento do mindset, competências e ferramentas necessárias ao suporte da tomada de decisão na gestão de capital humano.
17 de Novembro - 9h30 / 17h30
Seminário 2
Como melhorar o seu EMPLOYER BRANDING para captar talento
Employer Branding
- Definição de marca empregadora
- Contexto no qual esta temática passar a ser essencial
- Stakeholders envolvidos para um plano de sucesso
- Perfil do Profissional de Employer Branding – qual a formação, percurso e o que se espera deste profissional
Objetivos e Estratégia
- Definir objetivos
- Métricas para medir o sucesso dos programas e das inicitativas
- Diagnóstico de atratividade da marca empregadora
- Criar um plano estratégico
Employee Value Proposition
- Definição da proposta de valor para o talento
- Metodologias aplicáveis
Reputação da marca empregadora
4.1 Atração
- Prémios e distinções de marca empregadora
- Redes Sociais e Employee Advocacy
- Vídeos
- Eventos – como tirar o melhor partido em termos de exposição
4.2 Recrutamento
- Website Carreiras
- Job Boards e a visibilidade da marca
- Programa de referências
- A experiência de candidato importa
Employee Experience
- Onboarding
- Comunicação Interna
- Iniciativas de Employee Engagement
- Offboarding
A metodologia em sala, passa pela conjugação de exposições teóricas, apresentações de casos práticos, e discussão/simulações em grupo.

A nossa formadora: Joana Pais Afonso
Especialista, oradora e formadora em Marketing e Employer Branding com 17 anos de experiência profissional em vários setores de atividade nomeadamente Consultoria, Tecnologias de Informação e Turismo.
Atualmente lidera a área de Culture, People Experience e Employer Branding na Deloitte, tendo no passado desempenhado funções ligadas ao Marketing Digital, Direção de Vendas, Comunicação e Employer Branding em empresas como a OutSystems, SIC, The Yeatman hotel, Accor Hotels e a agência de eventos e live marketing VOQIN. Atualmente é docente do módulo de Employer Branding no ISEC no âmbito do MBA de Felicidade Organizacional e formadora dos módulos de Networking e Desenvolvimento Estratégico de Carreira para alunos de Mestrado na Católica Lisbon School of Business and Economics.
Em termos de habilitações académicas, concluiu o certificado internacional de Employer Branding da Universum Academy (Suécia) em 2020, a Pós-Graduação de Marketing Digital no IPAM Lisboa em 2014 e o Mestrado em Gestão de Turismo na ESCAET em 2014 (França).